Busca:

  Notícia
 
Bahia é 16º no ranking brasileiro de eficiência na gestão


Tabela estados. Clique na imagem para ampliar

A Bahia aparece  em 16º lugar no ranking  dos  26 estados brasileiros eficientes.  É o que mostra o Ranking de Eficiência dos Estados (REE-F) realizado pelo jornal Folha de São Paulo a partir de 17 variáveis agrupadas em 6 componentes. Estado recebeu  nota 0,36 e ficou na faixa dos 8 classificados como  'pouco eficientes' com pontuação abaixo de 0,50 e até 0,34. Ferramenta avalia os  gastos públicos de forma mais eficiente nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança à população.


Santa Catarina, com nota 0,63, é o melhor posicionado. São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo, completam a lista dos 'eficientes' com nota acima do 0,50. Outros 6 mostram  'alguma eficiência' no uso de seus recursos, enquanto os demais 15 podem ser considerados 'pouco eficientes' ou 'ineficientes'. 


Aparecem mais bem posicionados os estados que gastam menos, por exemplo, para ter mais jovens na escola, médicos e leitos em hospitais, redes de água e esgoto, melhores rodovias e menores índices de violência.


A partir do cruzamento com a atividade econômica dos estados, o REE-F mostra que aqueles que mantêm ou que ampliaram sua base industrial e de serviços na composição do PIB (Produto Interno Bruto), com impacto positivo na arrecadação de impostos, tendem a ser mais eficientes. Já os que têm a agricultura, a administração pública e os repasses da União como principais fontes de receita se saem pior.


Além de mostrar correlação com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU, o REE-F revela que altas taxas de mortalidade infantil e homicídios são os sinais mais fortes da ineficiência de um estado. E que aqueles que possuem receita per capita maior não são necessariamente os com melhor desempenho.


O trabalho traz ainda um amplo panorama das dificuldades dos estados, com a queda na receita e investimentos na crise econômica, e a explosão das despesas com o aumento do funcionalismo ativo e inativo.

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL