Busca:

  Notícia
 
Bahia tem o maior número de pessoas em situação de desalento


Cerca de 4,8 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego no país. De acordo com números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao 2º trimestre (abril/junho) de 2018 a baixa perspectiva de se conseguir uma vaga e a longa fila de espera fez o Brasil alcançar o recorde de desalentados. Desalento é o termo utilizado para designar a situação de quem está em idade ativa e em condições de trabalhar, mas por questões diversas não busca emprego.


Com  2,9 milhões de pessoas, o Nordeste corresponde a 44,17% do total de brasileiros nesta condição. O Sudeste, região mais populosa do Brasil, aparece em segundo lugar, com 1 milhão de desalentados (23,52% do total. O Norte tem  12,5 %, o Centro-Oeste tem 4,76 %, e o Sul, por sua vez, concentra o menor contingente com 194 mil pessoas (4%). 


Dentre os estados com maior número desalentados, a Bahia se destaca com quase 600 mil pessoas nesta situação. Número equivale a 20% do total de pessoas em condição de desalento no Nordeste. O número supera, e muito, o de São Paulo (384 mil) e de Minas Gerais (296 mil), estados com as maiores populações do país.


Ainda de acordo com a pesquisa, falta trabalho para 27,6 milhões de brasileiros e 3,16 milhões de desempregados buscam trabalho há mais de 2 anos. No 2º trimestre de 2014, havia no mercado de trabalho brasileiro 1,5 milhão de desalentados. De acordo com o IBGE, foi o menor número de pessoas nesta condição desde 2012, quando tem início a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Conforme o levantamento, desde o início da crise econômica, em 2014, o contingente de pessoas buscando emprego há mais de dois anos cresceu 162%.

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL