Busca:

  Notícia
 
TSE deve confirmar impedimento de Lula para disputa de outubro


A candidatura a presidente do ex-presidente Lula não deve ir adiante e fica fora da propaganda eleitoral, com nome e foto na urna eletrônica. A informação é do jornal Folha de São Paulo, que antecipa a tendência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ministros ouvidos pela coluna da jornalista Mônica Bergamo acreditam que até o dia 31 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral, o caso de Lula deve ter a primeira sentença de impugnação da candidatura  definida.


Ainda que caibam recursos, como embargos de declaração, os ministros podem considerar que eles não têm efeito suspensivo, o que deixa Lula fora da TV.  Para a defesa do petista a Lei Eleitoral permite que candidato “cujo registro esteja sub judice” participe de “todos os atos” da campanha, inclusive na TV. “Excluir o ex-presidente seria descumprir o rito processual”, diz o advogado Luiz Fernando Pereira.


Confirmada a decisão do TSE,  Lula teria como opções indicar o substituto já no dia 31 ou deixar que o vice-presidente do PT ou de partido aliado ocupe a maior parte do tempo do PT na TV até que todos os seus recursos sejam julgados. Para a defesa de Lula exuiste grandes possibilidades de vitória. Levantamento da defesa de Lula mostra que, em 55% dos casos em que prefeitos ganharam as eleições e foram impugnados, em 2016, candidatos do mesmo grupo venceram no pleito suplementar. No caso da eleição presidencial, um novo pleito só poderá ser convocado caso Lula apareça na urna, vença a eleição e tenha seus votos posteriormente anulados.

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL