Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 9 de julho 2018


Game   Camaçari é mesmo um município bom de jogo. Em 2014, assim como neste 2018, o ex-prefeito e hoje vice-prefeito, José Tude, mirava um mandato de deputado estadual. Na época contava com o apoio da sua legenda, o PTN, hoje Podemos, feudo comandado pelo deputado federal João Carlos, coadjuvado pelo irmão e ex-diretor do Detran, Maurício Bacelar. Tude disputava os votos locais com o então vereador e também candidato a deputado, o hoje prefeito Antonio Elinaldo (DEM). O resultado foi 'game over' duplo. Nem Tude, muito menos Elinaldo conseguiram vaga nos 63 assentos na Assembleia Legislativa.


Game  2  Agora, na versão 2018, os papéis se invertem, mas os personagens são os mesmos, com Tude seguindo na competição, mas do outro lado da trincheira. O demista e até pouco tempo emedebista, segue perseguindo uma vaga no Legislativo Estadual com o apoio do ex-adversário Elinaldo. Enfrenta a batalha  do voto a voto com o antigo aliado que chegou a usar o seu sobrenome 'Maurício de Tude' como marca na disputa municipal de 2012.


Game 3  Quem segue na mesma pegada que deve resultar em fim de jogo certo é o PT de Camaçari. Acabou a historinha de que o partido marcharia unido na defesa de 1 ou até 2 nomes locais para a disputa pelo Legislativo da Bahia. Buscando sua sobrevivência, o vereador Dentinho do Sindicato anunciou seu apoio ao companheiro de partido, o pré-candidato a deputado estadual, Osni. O ato aconteceu na sede do Sindborracha Camaçari, base do vereador.


Game 4 Distensão na base petista começou justamente por quem deveria fortalecer a musculatura local. Foi o deputado federal e 3 vezes prefeito do município, Luiz Caetano, o autor do start desse processo ao trazer o nome do empresário do ramo de caminhões, Raimundinho da JR.


Game 5  Na época sem partido, o agora pedetista entrou na base que vinha sendo disputada pelos vereadores Téo Ribeiro e Jackson Josué, e pelo deputado e candidato a reeleição Bira Coroa.  Uma ala petista ainda anunciou reação, mas os últimos disparos foram apenas para atestar de forma simbólica que seguiam no jogo. 


Game 6 Esticada patrocinada pelo chefe não acontece por acaso. Ao aumentar as dificuldades dos vereadores Téo e Jackson, e de Bira Coroa como nomes do PT, Caetano, que mesmo tecnicamente atingido pela lei da Ficha Limpa, reforça sua candidatura como única alternativa na principal base oposicionista para a disputa pela prefeitura de Camaçari em 2020.


Game 7 A atual secretária de desenvolvimento do estado e quase ex-deputada, Luiza Maia (PT) é outra alternativa, apesar de ser  considerada atleta de jogo difícil para enfrentar essa partida paroquial.


Massa fraca A interdição do prédio onde funcionou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Camaçari, atualmente ocupado pelo arquivo público do município, é a cara da gestão do projeto de reforma e revitalização do centro antigo de Camaçari. Anunciado com foguetório no ano passado, projeto gerido pela secretaria de cultura do município (Secult) listava ainda a recuperação física e a utilização como equipamentos de cultura e memória do município, a antiga estação de trens e o cinema.


Massa fraca 2 Depois do laudo técnico da própria prefeitura, que constatou 'risco de desabamento por conta de fissuras na laje e na alvenaria interna e externa' e problemas 'nos dutos de energia', a sede do arquivo público, o único prédio do conjunto do centro antigo ainda em funcionamento, se junta aos demais imóveis em acelerado processo de destruição.


Massa fraca 3 Sem projeto anunciado oficialmente e muito menos debatido com a sociedade e o conselho de cultura do município, as obras de requalificação do centro antigo perigas nem começar neste 2018. Com parte dos recursos liberados pelo governo federal, que podem ser devolvidos caso não se iniciem neste 2018. 


Massa fraca 4 Indefinição sobre a execução do projeto, se por etapas, ou de forma total, recuperando os 3 imóveis, coloca a gestão do alcaide Elinaldo em situação ainda mais vexatória que o antecessor, quando a estação ainda pulsava como ponto de encontro, e a velha sede do poder camaçariense tinha serventia.


Bússola  Depois da radiação do Camaçarico (Confira), a prefeitura caiu na real e mandou a sua sua parceira e produtora oceânica pagar a mixaria que devia aos artistas locais que se apresentaram durante o verão.  


Arquibancada Quem andou circulando por Camaçari foi o ex-secretário de desenvolvimento econômico do município. Sérgio Vilalva, que comandou a Sedec nos primeiros 15 meses da gestão Elinaldo, veio marcar território durante a festa em terras camaçarienses pelos 40 anos do polo industrial. A Coluna apurou que tabelinha Prefeitura/Cofic, que resultou no evento de quinta-feira (5), começou na sua gestão. 


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


 9/7/2018

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL