Busca:

  Notícia
 
Presença feminina no poder ajuda a reduzir corrupção

A corrupção é menor onde mais mulheres participam do governo. O resultado está num estudo  realizado no Brasil e outros 149 países, que também revela a importância da representação feminina na política local. Na Europa, por exemplo, a probabilidade de suborno é menor nas regiões com maior representação de mulheres. 


Ainda de acordo com a pesquisa, quanto maior a igualdade de status dos países em que há mais mulheres no governo, menor é o nível de corrupção. O estudo concluiu que é na formulação de novas políticas que as mulheres podem ter um impacto sobre a corrupção. Ou seja, esses resultados não significam necessariamente que as mulheres sejam inerentemente menos corruptas que os homens.


"Esta pesquisa ressalta a importância do empoderamento das mulheres, sua presença em cargos de liderança e sua representação no governo", disse Sarangi, professor de economia e chefe de departamento da Virginia Tech, nos EUA. No Brasil, a lei em vigor atualmente prevê que pelo menos 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino. Contudo, as mulheres representaram 86% dos 18,5 mil candidatos que não receberam voto em 2016.

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL