O técnico Tite é o campeão em comerciais durante esta copa do mundo e deve faturar ao menos R$ 10 milhões com patroicínios. Por causa do Itaú, que investiu milhões para comprar espaço na TV, ele deve ser recordista de aparições em comerciais durante a Copa, superando até Neymar. Além do Itaú, o gaúcho tem contrato com a Samsung, a Uninassau e a Cimed. Ele disponibilizou nove diárias para os apoiadores. Todas as gravações ocorreram em feriados ou finais de semana.
Os valores dos patrocínios de Tite variam, mas, em geral, superam a marca de R$ 2 milhões. Na Copa passada, os contratos de Felipão eram de cerca de R$ 1 milhão cada um (R$ 1,2 milhão atual). Estima-se que o Itaú tenha investido cerca de R$ 250 milhões para “bombar” Tite, incluindo o valor gasto para comprar o pacote de Copa da Globo, que custa cerca de R$ 180 milhões. Os outros compradores do pacote foram: Brahma, Vivo, Johnson & Johnson e BR Foods.
O treinador recusou marcas concorrentes das que têm contrato com a CBF, diferentemente do que fez Luiz Felipe Scolari, comandante da seleção no Mundial de 2014. Felipão estrelou em propagandas do Walmart e da Peugeot, ignorando Extra e Volkswagen, que tinham contratos com a confederação.
O atual técnico disse não para a Coca-Cola, concorrente do Guaraná, que está há décadas na CBF. Seu empresário, Gilmar Veloz, é o responsável pelas negociações. A diretoria de marketing da entidade tentou aproximar o gaúcho da Ambev, que é dona do refrigerante oficial da seleção, mas não deu certo.
Antes avesso a patrocínios, o técnico impôs algumas condições. A primeira delas foi a de que as gravações não acontecessem depois do último dia de fevereiro deste ano, quando ele queria passar a se dedicar só ao Mundial. As sondagens que chegaram depois dessa data foram recusadas, sem que propostas de dinheiro fossem colocadas na mesa.
Outra cláusula de Tite foi a de não ser garoto-propaganda de marcas de bebidas alcoólicas e outras que estivessem em desacordo com suas convicções pessoais. O técnico também colocou como premissa, diante de pedidos, que não deixaria nada gravado para o futuro, falando sobre uma possível conquista do hexacampeonato ou fracasso.
Sua atenção com o conteúdo também serviu para palpitar em comerciais de que não fez parte. No começo do mês, no início da preparação, Tite criticou a abrangência de uma ação social da MasterCard, uma das patrocinadoras da seleção brasileira. A empresa faria uma campanha com Neymar e o argentino Lionel Messi até 2020. Cada gol deles em torneios oficiais, a partir da Copa, representaria 10 mil refeições destinadas a estudantes da América Latina e do Caribe. O treinador afirmou à época que a ação deveria contemplar gols marcados por todos os atletas de Brasil e Argentina, não apenas dos dois astros.