Busca:

  Notícia
 
Brasil é o campeão mundial no consumo de agrotóxicos

O Brasil é o campeão mundial no consumo de agrotóxicos. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), 30% dos 504 agrotóxicos de uso permitido Brasil são vetados na União Europeia.


O título vem de uma série de  permissões garantidas pela legislação brasileira. Enquanto países da Europa controlam de forma  rígida a  qualidade da água potável, no Brasil a lei  permite um limite aceitável de agrotóxicos na água 5.000 vezes superior à europeia.  O uso de pesticidas é  200 a 400 vezes superior à permitido na Europa no cultivo de soja e feijão, respectivamente.


O acefato,  agrotóxico banido na União Europeia é o 5º mais vendido no Brasil. Apesar de todas as indicações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que o acefato pode ter efeitos sobre o sistema endócrino, considerado portanto um produto neurotóxico, ele continua sendo permitido.


O paraquat é outro exemplo. A Anvisa reconhece o perigo dele e até a China que é bem permissiva do ponto de vista ambiental já o proibiu, mas por aqui a venda persiste.


Calcula-se que para cada caso de intoxicação no Brasil existam 50 outros não notificados. Sem contar as doenças crônicas provocadas por esses pesticidas não são sequer estudadas como deveriam.


A intoxicação não atinge apenas a população rural. Mesmo as pessoas que morem e trabalhem na cidade, mas em áreas próximas de cultivos onde há pulverização, estão suscetíveis. Estudo da Universidade Federal de Mato Grosso apontou contaminação de leite materno com agrotóxicos de mães que moravam na zona urbana.


Outros inimigos  usados nas cidades são alguns dos venenos usados no combate do mosquito Aedes aegypti, como o malathion, pyriproxyfen e fenitrothion, também na lista dos agrotóxicos.

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores
Indígenas acampam em Brasília e cobram direito à terra
Cidades invadem zonas de mar para contenção e áreas de lazer
Bolsa Família e de outros programas de transferência de renda impedem aumento da desigualdade


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL