Busca:

  Notícia
 
Arriscar a vida em outro país é desejo de 43% dos brasileiros


Pesquisa por faixa etária. Clique na imagem para ampliar

Pesquisa feita em todo o Brasil, no mês passado, pelo instituto Datafolha, mostra que  43% da população adulta manifestou desejo de sair do país. Entre os que têm de 16 a 24 anos, a porcentagem vai a 62% e representam 19 milhões de pessoas nessa faixa etária. 


Não só os jovens querem ir embora. Há maioria também entre os que têm ensino superior (56%) e na classe A/B (51%). Soma desses grupos equivalem a cerca de 70 milhões de  brasileiros  com 16 anos ou mais.


Os Estados Unidos continuam sendo o país preferido pelos brasileiros. Para 14% o país comandado  popr Donald Trump é a melhor opção, seguido de Portugal, com 8%, Canadá (3%). França, Espanha e Ingçaterra aparecem com 2%. O êxodo não fica apenas na intenção. O número de vistos para imigrantes brasileiros nos EUA, país preferido dos que querem se mudar, foi a 3.366 em 2017, o dobro de 2008, início da crise global. Só no consulado de Portugal, em São Paulo, houve 50 mil concessões desde 2016. No mesmo período, dobrou o número de vistos para estudantes, empreendedores e aposentados que pretendem fixar residência em Portugal.


“Não quero virar Uber nem vender brigadeiros. Trabalho com arte há 30 anos e estou em plena fase produtiva. Não faz sentido ficar só porque sou brasileira e não desisto nunca.” disse a produtora Cássia Andrade, 45, que vendeu seu apartamento e embarca para o Canadá até agosto, mas não vai romper todos os vínculos  de atividades profissionais com seu país. Essa possibilidade de continuar atuando no Brasil mesmo de fora é um dos fenômenos que atenuam a chamada “fuga de cérebros”, afirma Marcos Fernandes, pesquisador do Cepesp FGV. Na área acadêmica, os brasileiros passam a trabalhar na fronteira do conhecimento, e exportam esse conhecimento para o Brasil por meio de parcerias e projetos individuais. Com informações do jornal Folha de São Paulo

Mais Notícias

AMB diz que decisão de Cuba sobre Mais Médicos é retaliação
Justiça censura Globo e proíbe notícias sobre caso Marielle
Lula recebe 572 visitas em 6 meses de prisão em Curitiba
Fim do Mais Médicos pode deixar mais de 600 cidades desassistidas
Justiça proíbe apreensão de carro com IPVA atrasado
Ministro de Temer critica proposta de repasse para governadores
Brasil pode perder 11 mil médicos caso o Revalida seja exigido
Promoção da Black Friday pode ser armadilha para consumidor
Moro antecipa exoneração para evitar novos desgastes
Brasil registra quase metade dos feminicídios da América Latina


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL