Busca:

  Notícia
 
Um em cada 5 habitantes é fumante, diz estudo da ONU

Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), estrutura ligada à ONU, mostra que o percentual de  pessoas que fumam não reduziu. Além dos mais de 1 bilhão de fumantes adultos, a OMS estima que, em 2016, pelo menos 367 milhões de indivíduos eram usuários de produtos derivados do tabaco que “não produzem fumaça”. Na comparação com o ano 2000, a quantidade absoluta de fumantes não mudou – embora a proporção dessa parcela em relação à população mundial tenha diminuído, de 27 para 20%.


Em todo o mundo, mais de 24 milhões de crianças entre 13 e 15 anos fumam cigarros, sendo 17 milhões de meninos e 7 milhões de meninas. Isso equivale a 7% de todos os jovens nessa faixa etária. Outros 13 milhões consomem produtos de tabaco “sem fumaça”.


Ainda segundo o  estudo, as doenças cardiovasculares provocam 17,9 milhões de óbitos,  44% de todas as mortes por patologias crônicas não transmissíveis. Entre homens com 15 anos ou mais, 43% fumaram tabaco em 2000, em comparação aos 34% de 2015. Já em relação às mulheres, 11% fumaram em 2000 e 6%, em 2015.


Segundo a OMS, os valores indicam uma redução contínua, mas em ritmo lento – o que torna inviável a meta de reduzir em 30% o consumo de tabaco até 2025. Se a tendência vigente permanecer estável, apenas um em cada oito Estados-membros do organismo internacional alcançará esse objetivo. Na média, o mundo atingirá um decréscimo de 22% até 2025.


Mais de 80% dos fumantes vivem em países de baixa e média renda. A prevalência do tabagismo está diminuindo mais lentamente nos países pobres do que nos países ricos. Atualmente, uma em cada quatro nações possui dados insuficientes para monitorar essa epidemia.


O consumo do tabaco e a exposição à sua fumaça,  o chamado fumo passivo,  são as principais causas dos problemas cardiovasculares, contribuindo para cerca de 3 milhões de mortes por ano. Contudo, pesquisas científicas revelam uma grave falta de entendimento do público sobre os múltiplos perigos de saúde associados ao cigarro.


“A maioria das pessoas sabe que o consumo de tabaco causa câncer e doenças pulmonares, mas muitas delas não sabem que o tabaco também causa doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais – os principais assassinos do mundo”, afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.


Na China, por exemplo, mais de 60% da população não sabe que fumar pode causar ataques cardíacos, de acordo com a pesquisa Global Adult Tobacco Survey (Pesquisa Global sobre Tabaco entre Adultos, em tradução livre para o português). Na Índia e na Indonésia, mais da metade dos adultos não sabem que fumar pode causar acidentes vasculares cerebrais.

Mais Notícias

Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores
Indígenas acampam em Brasília e cobram direito à terra
Cidades invadem zonas de mar para contenção e áreas de lazer


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL