Busca:

  Notícia
 
Balé do TCA abre 13º Festival Nacional de Dança em Camaçari


Espetáculo terá apresentação única às 18h desta quinta-feira

O espetáculo 'LubDub', do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), abre quinta-feira (31/5), a 13ª edição do Festival Nacional de Dança – Ballace. A montagem criada pelo dançarino, coreógrafo, compositor e ex-rapper sul-coreano Jae Duk Kim, diretor da Modern Table Dance Company, com sede em Seul, será apresentada a partir das 18h, no Teatro Cidade do Saber (TCS), onde acontecem até domingo (3/6) todas atividades do festival. 


Reconhecido com um dos mais importantes eventos de dança do país, encontro reúne cerca de 1 mil pessoas entre alunos e professores de  30 escolas de dança de 5 estados e dezenas de município da Bahia. Com a volta de Camaçari como sede do Ballace, onde já foram realizadas 10 das 12 edições,  município retoma o título de 'capital nacional da dança' nesses 4 dias de espetáculos, cursos e troca de experiências, nesta edição o  Ballace ganha  duas novas categorias. 


Além dos estilos 'contemporâneo', 'clássicos de repertório', 'variações', 'jazz', 'musical' e 'sapateado', festival  amplia sua mostra competitiva com apresentaçõa de trabalhos  nos estilos  'danças populares' e 'danças urbanas'. Para a coreógrafa Anna Cristina Gonçalves, diretora do festival, novos estilos ampliam o festival e sua ligação com o universo da dança.


Aberto ao público, festival tem apresentações de grupos e induviduais todos os dias com duas sessões diárias, às 14h e 18h. Na quinta-feira (31) acontecem a mostra com apresentações de coreografias e espetáculos do estilo contemporâneo. Apresentações  de variações e clássicos de repertório, como 'Lago dos cisnes' integram a programação das sessões de sexta-feira (1/6). A categoria 'jzz e musical'  movimenta  as apresentações do sábado (2). Domingo, último dia tem apresentações de 'sapateado', 'danças folclóricas e populares' e 'urbanas' conhecidas como dança de rua. Os ingerssos, inclusive para a apresentação do balé do Castro Alves, custam  R$ 20 e R$ 10 e podem ser adquiridos na bilhereria do TCS.


A qualidade técnica du juri é outra importante marca do festival. Alice Arja, diretora artística, coreógrafa, professora, responsável pelas Relações Internacionais na América do Sul do Miami City Ballet; Caio Nunes, presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro, bailarino, coreógrafo, professor, mestre, diretor, jurado em concursos e mostras de dança, especialista em dança que trabalha na Rede Globo de Televisão; Tutto Gomes, professor, coreógrafo, ator, bailarino e preparador físico, Gisela Vaz presidente do Conselho Brasileiro de Dança, são alguns dos que compõem o casting de profissionais responsáveis pelas atividades formativas e seleção dos premiados. Com a chancela do Conselho Brasileiro de Dança, o Ballace tem apoio da prefeitura de Camaçari. 

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL