Busca:

  Notícia
 
TCM condena Caetano em mais uma ação por improbidade


Repasses considerados irregulares foram praticados em 2006 e teriam beneficiado o Camaçari Futebol Clube

O ex-prefeito de Camaçari, o  atual deputado federal  Luiz Caetano (PT) terá de devolver aos cofres públicos  R$176.317,04, acrescidos  de correção, por uso irregular de recursos do município para  financiamento de atividade  esportiva. A decisão, que cabe recurso, é do  Tribunal de Contas dos Municípios. O parecer do conselheiro Paolo Marconi, aprovado por unanimidade na sessão  de quarta-feira (23/05), se baseia na falta de comproivação  da habilitação do Camaçari Futebol Clube como entidade  entidade civil sem fins lucrativos e capaz de receber os recursos repassados por Caetano. 

O TCM também considerou que os gastos foram realizados em desvio de finalidade, pois a concessão de subvenções sociais visa a prestação de serviços essenciais de assistência social, médica e educacional. Os recursos foram repassados em 2006 pela prefeitura ao clube de futebol que representou o município no campeonato baiano mediante termo de convênio sob a alegação de que o objetivo era “assegurar a participação do clube em eventos esportivos, divulgando a logomarca do município nos uniformes de seus jogadores”.

De acordo com parecer do conselheiro, o ex-prefeito não conseguiu comprovar a legalidade das despesas, já que apresentou apenas cópias das notas fiscais e dos recibos, sem a exibição  de documentos que comprovassem a habilitação do clube.

Em parecer, a assessoria jurídica do TCM afirmou que “se reveste de irrazoabilidade e ilegitimidade a atuação do governo municipal no sentido de abrir seus cofres para manter, ainda que temporariamente, clubes de futebol profissional – não obstante o fato de que as administrações dessas entidades não podem e não devem sofrer influências da administração pública, muito menos receber verbas para manutenção ou fomento”.

Mais Notícias

Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL