Busca:

  Notícia
 
Joaquim Barbosa desiste da disputa presidencial


O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou, na manhã desta terça-feira (8/5), em seu Twitter que não será mais candidato à Presidência da República na disputa eleitoral deste ano. "Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal", informou o ex-ministro em sua conta na rede social.


Em abril, após uma série de idas e vindas em torno da decisão de entrar para a política, Barbosa anunciou sua filiação ao PSB. Primeiro negro a ocupar uma cadeira na mais alta corte da Justiça, ele foi relator do mensalão, que condenou 24 réus, entre eles o ex-ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu. No meio político há quem diga que ele foi o "primeiro Moro", em referência ao juiz Sérgio Moro, que ganhou notoriedade durante a operação Lava-Jato.


Em abril, Barbosa apareceu em quarto lugar na pesquisa Datafolha, com 8% das intenções de voto no cenário com Lula candidato, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), com 15%, e de Marina Silva (Rede), com 10%. Sem Lula na disputa, Barbosa passa a terceira colocação, com 9% das intenções de votos, empatado com Ciro Gomes. Fica apenas atrás de Jair Bolsonaro, com 17%, e de Marina, com 15%, que passa a ter empate técnico com o deputado do PSL e aparece como a principal beneficiada pela migração de votos do petista.


O PSB, partido que o abrigou, já vinha manifestando nos bastidores preocupação com o fato de ele ser neófito na política e ter um temperamento explosivo. Traumatizada com o fracasso da última candidatura presidencial, a sigla teme reviver problemas semelhantes aos que enfrentou com Marina Silva, cuja inflexibilidade atrapalhou a conquista de apoios no pleito de 2014.

Mais Notícias

Câmera corporal em PM da Bahia segue sem data de instalação
Colunistas Waldeck Ornélas
Caderneta de poupança perde atratividade e saques já somam mais de R$ 35,5 bilhões
Senado e Supremo divergem sobre o porte e a posse de drogas
MST comemora 40 anos com marcha que chega 4ª em Salvador
Pesquisa de aluna mineira mostra viés racista nos dicionários
Polícia encontra 70 mil pés de maconha na região Norte do estado
Operação contra garimpo retira antenas da SpaceX de Musk
Copa de Futevôlei agita Camaçari no próximo final de semana
Efeitos climáticos reduzem produção brasileira de grãos de 2024 em 5,4%


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL