Busca:

  Notícia
 
Conta de luz pode subir até 6% nos próximos meses

A conta de luz pode subir entre 5% e 6% em 2018 caso o governo não altere a  Medida Provisória que trata das distribuidoras da Eletrobrás e tramita no Congresso. O aumento do custo para o consumidor, segundo Edvaldo Alves de Santana, presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace), seria de pelo menos R$ 5,5 bilhões por ano, integralmente pagos por meio de reajustes na conta de luz.


A proposta apresentada na comissão do Congresso e que deve ser votada  em maio recebeu diversos “jabutis” – como são tratadas, no jargão político, as emendas parlamentares, geralmente de assuntos diversos do tratado pelo projeto. Originalmente, a MP tinha apenas três e passou para 27. Uma das medidas presentes no relatório é a criação de um fundo que retira 20% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal, destinados à saúde e à educação, para o financiamento de infraestrutura do setor de gás, como a construção de gasodutos e de unidades de processamento. No relatório, o fundo é chamado de Dutogas. “Isso tira o risco do empreendedor e o coloca no consumidor”, afirmou.


Com o fim do período de chuvas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou sexta-feira (27/4), que as contas de luz terão bandeira amarela em maio. Com a bandeira amarela, no mês que vem, a tarifa terá um adicional de R$ 1,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira verde, que não cobra taxa extra, estava em vigor desde janeiro.

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL