A procura por televisores com conexão com a internet, aplicativos de streaming e redes sociais aumentou 17 vezes desde a copa de 2014. De acordo com estudo feito pela Google, o principal motivo é a popularização dos smartphones e a ampliação da conectividade entre os dispositivos. “Ter tudo conectado se tornou essencial para os brasileiros, aos fabricantes resta incluir a tecnologia nos aparelhos, dos mais caros aos mais baratos”, afirma o engenheiro gerente de pesquisas para o varejo do Google Brasil, Diego Venturelli.
O estudo realizado pelo Google também aponta que a resolução da tela é declarada como o segundo item levado em conta na procura por um novo aparelho. O custo ainda é alto para o bolso brasileiro. O preço médio atual de um aparelho 4K de 50 polegadas é de R$ 3 mil, logo, o tamanho da tela maior entra como alternativa quando a resolução não pode ser a mais alta.
Com tecnologia tão sofisticada como o 4K, o Full HD ainda detém a maior fatia, e em 2018 será responsável por 70% das vendas, justamente pelo fato de que ter uma TV 4K não significar assistir em 4K. Embora a Fifa já tenha anunciado que vai captar imagens dos jogos na mais alta resolução, poucas emissoras brasileira vão transmiti-las com essa qualidade. Até o momento, somente a SporTV confirmou a exibição Ultra HD. Estudo mostra que apesar do aumento da busca por uma resolução mais alta, 41% dos consumidores que querem uma TV 4K não sabe o que ele significa.