Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 7 de abril de 2018


Pacote  O alcaide Antonio Elinaldo (DEM) anuncia oficialmente na manhã de segunda-feira (9/4) a troca de quase metade dos titulares do 1º escalão. Pacote com afastamento da gestão ou mudança de postos também incliu número significativo de subsecretários e cargos de escalões menores. Mais traquejado e com entendimento maior da máquina, mudança busca sinalizar um aumento de poder e de decisão final de Elinaldo. 


Pacote 2 A Coluna apurou que a lista, que pode chegar a 8 nomes, é encabeçada pelo atual secretário de governo, o ex-prefeito de Camaçari, Helder Almeida (DEM), que passa a ocupar a pasta da administração (Secad). Almeida substitui Reginaldo Paiva, que deixa a pasta juntamente com o amigo Renato Almeida, titular da fazenda (Sefaz). 


Pacote 3 Outra troca, essa por total incompatibilidade com a missão, é da atual titular da pasta do desenvolvimento social e cidadania (Sedes), a ex-vereadora Janete Ferreira. No seu lugar assume Ilai Ellery, filha do ex-prefeito Humberto Ellery e da ex-titular da Sedes no 1º ano da gestão Elinaldo, Simara Ellery. Atual secretária de relaçãos institucionais (Serin), Dona Simara, como é  carinhosamente chamada, deixa o governo. Na  rearrumação política, seu grupo passa a ser representado pela herdeira política Ilay. 


Pacote 4 Com menos de 4 meses  no comando da Sedes, a filha do ex-deputado Ferreira Ottomar e gestora da Limpec (empresa de limpeza pública do município) durante o 1º ano da atual gestão, Janete Ferreira, deve ser deslocada para a secretaria de desenvolvimento econômico. Considerado cota do prefeito ACM Neto, o titular da Sedec, Sérgio Vilalva, deixa a pasta e retoma suas atividades empresariais em Salvador.


Pacote 5 Como também antecipou o Camaçarico (Confira), o jornalista Biaggio Talento deixa a coordenação de comunicação. Em seu lugar, com outro perfil e missão, entra Vanessa Rodrigues. A Coluna apurou que Biaggio troca a coordenação por novas missões na gestão mais identificadas com seu perfil de jornalista e redator. 


Pacote 6 Já o secretário Junior Borges, apesar do lobby, não vai migrar da secretaria da habitação (Sehab) para a estratégica secretaria de governo. Gama Filho é o nome mais provável para ocupar a Segov com a saída de Helder Almeida que segue com o trabalho de articulação e gestão do dia a dia da máquina municipal.  


Pacote 7  Segundo apurou a Coluna, o pacote também inclui a exoneração de subsecretários. Abre a lista o ex-vereador Cleber Alves, atual sub da secretaria de agricultura e pesca (Sedap). Outro que deixa o governo é o atual sub  da Secad. Conhecido pelo pouco comparecimento ao expediente e nenhuma identificação com a cidade, o ex-vereador e candidato a prefeito de Riachão do Jacuípe, Carlinhos Soares desembarcou em Camaçari no pacote de indicações do DEM. 


Pacote 8 Lista de mudanças com trocas de postos ou exonerações inclui ainda os subsecretários Rubens Maciel (Seinfra), Cosme Alves (Sefaz), e Evaldo Souza (Segov). Num escalão mais abaixo o troca-troca inclui a ida do coronel Arcanjo para um posto estratégico na STT (superintendência de trânsito e transporte), além de mexida na coordenação da Orla. A demissão da advogada Adriana Guedes, imexível desde o governo passado e blindada na atual administração pelo agora ex-secretário da fazenda Renato Almeida, deve ser uma das primeiras da lista de exonerações previstas para os próximos dias.


Sacolejo  Precisou acontecer um fato político intenso, a decretação da prisão do ex-presidente Lula, para que os partidos de esquerda em Camaçari conseguissem se unir. Uma manifestação contra a prisão do petista, e pela presença de Lula na disputa presidencial de outubro reuniu cerca de 200 pessoas, na sua maioria militantes partidários. O número, que não tem como ser contestado, exibe um enfraquecimento da base oposiconista numa cidade eminentemente industrial e com maioria da população formada por trabalhadores. 


Sacolejo 2  Comparada com outras recentes manifestações, passeata pelo centro de Camaçari foi seguramente o maior desde a derrota  do PT e aliado nas eleições de 2016. Sem o deputado federal e ex-prefeito Luiz Caetano (PT), em São Bernardo (SP), prestando solidariedade a Lula, a Coluna registrou as presenças dos vereadores petistas Dentinho do Sindicato, Jackson Josué e José Marcelino; e Binho do 2 de Julho (PCdoB). Dos parlamentares estaduais, apenas Bira Coroa compareceu. A deputada Luiza Maia e o vereador Téo Ribeiro, ambos do PT, não bateram ponto no ato que  reuniu dirigentes petistas, do PCdoB, do PSOL e da Rede, além de representantes de sindicatos de trabalhadores.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite - joaoleite01@gmail.com (Editor)


7/4/2018

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL