Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 6 de abril 2018


Descarrilados  A exclusão de Camaçari aa linha do  VLT (veículo leve sobre trilhos) ligando Salvador a Simões Filho, anunciado pelo governo Rui Costa, é mais um castigo que a população paga por culpa da miopia dos seus antigos gestores. Mesmo com a necessidade de implantação de um programa de transporte de massa, a cidade-sede do maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul seguiu caminho oposto. Hoje milhares de trabalhadores e moradores chacoalham no lento, perigoso e caro sistema de transporte por ônibus, isso sem falar na rede clandestina.


Descarrilados 2 Induzida pelo discurso miúdo da retirada da linha do trem, bandeira do ex-prefeito Luiz Caetano (2005/2012), Camaçari  simplesmente involuiu, quando a aposta correta seria o modal dos trilhos. O descarrilamento prosseguiu com o alcaide Ademar Delgado (2013/2016), e parece contar com um novo passageiro, o alcaide Antonio Elinaldo, que não apresentou nenhuma proposta de inclusão de Camaçari no roteiro do VLT. Projeto do governo do estado, ainda no papel, vai integrar o metrô da capital a cidades da Região Metropolitana.


Passageira  O ‘ligeirinho’, sistema de transporte a cada dia menos clandestino e quase oficial, segue firme e forte sob o beneplácito da prefeitura e sua briosa e eficiente superintendência de trânsito e transporte. Boa na arte de multar, a STT segue distraída e olhando para o outro lado quando deveria mirar carros sem condições de rodagem e que põem em perigo a vida de centenas de passageiros.


Passageira 2  Filho da demagogia dos gestores, mais preocupados com o suposto saldo eleitoral que os operadores desses sistema oferecem, o ‘ligeirinho’ avança e já transformou o largo da Tupinambás,  coração de Camaçari, no seu terminal de passageiros. 


Passageira 3  Ao se comportar como passageira e não motorista de um sistema cada dia mais ingovernável e com prejuízos para a população, prefeitura faz de contas que o problema não é com ela. Deixa na gaveta o termo de ajuste e conduta (TAC), assinado ainda na gestão passada com o Ministério Público Estadual (MPE), se comprometendo licitar e a implantar um moderno sistema de transporte.


Sutura  Como antecipou a Coluna (Confira), a secretaria de saúde (Sesau) prepara reestruturação de unidades de forma a tornar o serviço  de atendimento mais eficiente. Fonte do Camaçarico assegura que proposta não é fechar as unidades de Abrantes e Monte Gordo, classificadas como UPAs. Meta é criar condições para que a UPA de Arembepe, hoje subutilizada com estrutura e atendimento abaixo da sua capacidade médica. 


Papel carbono O alcaide Antonio Elinaldo  segue longe de acertar o passo na secretaria de desenvolvimento social e cidadania (Sedes). Depois de passar 1 ano com muito acolhimento dos técnicos, mas poucas ações, com a gestão da ex-primeira-dama Simara Ellery, a pasta experimenta  desde janeiro situação ainda mais grave. Com a ex-vereadora Janete Ferreira a Sedes sequer identifica um trabalho de aproximação com os profissionais da pasta.


Papel carbono  2 O resultado dessa falta de sintonia com a política pública de assistência social coloca a gestão do demista no mesmo buraco do antecessor Ademar Delgado, e de parte dos 2 mandatos do petista Luiz Caetano. Nessa conta de subtrair, que só soma para os fidalgos da Camaçari do atraso, preocupados com a manutenção de seus territórios, a população carente de todas as idades vê seus direitos elementares escaparem, aumentando assim o fosso da desigualdade.


Alerta  O ato ecumênico ‘Toda vida importa’, sábado, a partir das 18h, no largo do Cajueiro, bairro Gleba C, vai pedir segurança, justiça e a apuração rápida com a identificação dos criminosos responsáveis pela chacina do domingo de Páscoa, quando 4  homens, com idades  entre 17 e 27 anos, foram executados em plena tarde e no meio de dezenas de pessoas. 


Alerta 2 Segundo apurou a Coluna, até o fechamento dessa edição, nenhum suspeito havia sido preso. Na Delegacia de Homicídios de Camaçari, onde os crimes estão apurtados, ligações de vítimas com  assassinatos  recentes e comércio de drogas reforçam a tese de briga de grupos rivais. Conta de abril soma 7 assassinatos até a manhã desta sexta-feira (6).


Freezer  Nesse pacote de desaparelhamento chama a atenção o novo Departamento de Polícia Técnica de Camaçari. Inaugurado com foguetório, no dia 1º de março, pelo governador Rui Costa, unidade  completa 1 mês sem iniciar o funcionamento do setor de necrópsia. 


Ventos  Coluna confirma que a Tecnologia e Sistemas Avançados (Tecsis) possui 522 empregados, sendo que cerca de 200 estão em regime de lay off, como informou na última edição do Camaçarico (Confira). Retifica apenas que as fábricas de pás para aerogeradores instaladas em Pernembuco e Rio Grande do Norte não pertencem ao grupo sediado em Sorocaba (SP). 


Ventos 2  Segundo apurou a Coluna, a direção da Tecsis espera apenas o aval do sindicato dos trabalhadores para efetuar o acordo de pagamento da recisão e de outros direitos dos trabalhadores em 8 parcelas. Sem novas encomendas, fábrica aposta na retomada dos negócios a partir do 2º semestre de 2019 ou começo de 2020 para reativar a produção.


Ao vivo  O radialista e ex-candidato a prefeito de Camaçari, Marco Antonio, agora comanda  programa matinal na rádio Baiana FM 89.3. Entrevistas e informações de utilidade pública ocupam as 3 horas do programa, exibido de  segunda à sexta a partir das 6h. 


Caminhos Sábado (7) é Dia do Jornalista. Data instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) é um bom momento para reflexão. Parabéns para todos os profissionais que trabalham de forma séria e compromissada com a busca da informação. Leitor é consumidor e patrão, quer saber a verdade, e notícia é mercadoria que precisa ser entregue da forma mais limpa possível e livre das impurezas das negociatas e do desrespeito aos princípios básicos do jornalismo. 


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite - joaoleite01@gmail.com (Editor)


6/4/2018

Mais Notícias

FHC pede união dos partidos para tirar o país da crise
Servidores e Previdência vão custar R$ 1 trilhão em 2019
STJ derruba liminar que garantia candidatura a reeleição de Caetano
Marina é contra ampliar possibilidades de legalização do aborto
Datafolha mostra Ciro com vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno
Postos da Bahia vendem a gasolina mais cara do Nordeste
Vila de Abrantes festeja aniversário de Camaçari neste domingo
Bolsonaro segue líder e Haddad amplia vantagem no 2º lugar
Wagner e Lázaro são os preferidos para as vagas para o Senado
Rui amplia liderança e sinaliza vitória no 1º turno, diz Ibope


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL