Busca:

  Notícia
 
Confiança do empresariado baiano segue na zona de pessimismo

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) mostrou aumento do pessimismo do segmento produtivo no mês de fevereiro em relação a janeiro. Índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, marcou -33 pontos no mês de fevereiro, piora de 19 pontos em relação ao registrado em janeiro (-14 pontos). 


De acordo com o estudo realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), orgão do governo do estado,  a expectativa geral do empresariado baiano continua na zona classificada  como 'Pessimismo Moderado'.  Pelo ICEB, esse é o 18º mês seguido que o indicador mostra  desconfiança do empresariado. Em fevereiro, após 2 recuos subsequentes, o pessimismo voltou a subir, mesmo assim mantendo o 2º menor nível dos últimos 49 meses. 


A piora do nível de confiança, captada na passagem de janeiro a fevereiro, evidenciou o retrocesso no indicador de 2 dos 4 grupamentos de atividades: Agropecuária (de 135 para 60 pontos) e Serviços (de -61 para -113 pontos). Por outro lado, os setores de Indústria (de 6 para 72 pontos) e de Comércio (de 63 para 95 pontos) aumentaram o otimismo.


A Agropecuária, após 5 meses seguidos com melhora das expectativas, voltou a indicar recuo e exibiu o maior retrocesso no indicador entre os setores no mês – deixando, assim, o posto de atividade mais otimista. A Indústria foi o setor com o maior progresso da confiança em fevereiro, confirmando-se como aquele em que há mais tempo o indicador se mostra positivo. 


A atividade de Serviços foi a única com indicador negativo, mantendo-se como a mais pessimista pela quinta vez seguida. Por fim, o Comércio exibiu o quinto avanço seguido, o maior nível de confiança entre os setores e a melhor pontuação registrada desde o início de sua série.


Do conjunto de itens avaliados pelo ICEB, 'Crédito', 'PIB Estadual' e 'PIB Nacional' foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Vendas e Juros apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL