Busca:

  Notícia
 
Mais de 40 políticos foram assassinados no Brasil desde 2017

Pelo menos 40 vereadores, ex-vereadores, prefeitos e ex-prefeitos foram mortos no Brasil entre 2017 e 2018. A vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada a tiros no Rio de Janeiro,  foi a vítima número 40. Levantamento do site G1 mostra  que além desses 40 políticos, 2 suplentes de vereador dos estados do Rio e de Roraima. 


Na Bahia o último assassinato  ocorreu dia 17 de janeiro e teve como vítima o ex-vice-prefeito do município baiano de de Ourolândia, José Roberto Soares Vieira. ampliam a lista. José Roberto ajudou a força-tarefa da Lava Jato a rastrear pagamentos ao principal alvo da 47ª fase da operação, o ex-gerente da Transpetro José Antonio de Jesus.


Por regiões, o Nordeste lidera com 15 assassinatos, seguidos  do Norte com 9 mortes violentas. Ainda em 2017, as regiões Sudeste (6) e Sul e Centro-Oeste, cada uma com 5 mortes. 


Segundo o PSOL, partido ao qual Marielle Franco era filiada, desde 2016, foram registradas 24 mortes de pessoas ligadas a movimentos sociais (quilombolas, indígenas, sindicalistas, MST, etc.) em razão das atividades políticas desenvolvidas por elas.


Em 2016, somente no período eleitoral, a violência contra candidatos atingiu pelo menos 17 estados e levou a 28 mortes. À época, 25 mil militares das Forças Armadas foram destacados para fazer a segurança das eleições, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu à Polícia Federal que investigasse os crimes.
Por regiões, o Nordeste lidera com 15 assassinatos, seguidos  do Norte com 9 mortes violentas. Ainda em 2017, as regiões Sudeste (6) e Sul e Centro-Oeste, cada uma com 5 mortes. 

Mais Notícias

BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil
Bolsonaro terá de explicar ao STF hospedagem em embaixada
Coluna Camaçarico 25 de março 2024
Preços dos ovos de Pascoa ficam 20% mais caros e vendas no período devem crescer 14,9%
Daniel deposita os R$ 5,4 mi e deve deixar a cadeia nesta segunda


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL