Busca:

  Notícia
 
Decisão americana prejudica exportações do Brasil


Vendas de aço para os Estados Unidos superaram US$ 2,63 bilhões em 2017

O Brasil está entre os países que mais devem ser afetados pelo tributo de importação de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio impostos pelos estados Unidos.  Um terço do aço exportado no Brasil tem como destino o mercado dos EUA. Em 2017, o aço vendido aos norte-americanos somou 4,8 milhões de toneladas e gerou uma receita de 2,63 bilhões de dólares (8,58 bilhões de reais), o que faz do Brasil o segundo maior fornecedor do produto para os Estados Unidos, atrás apenas do Canadá.


A justificativa do presidente é que a ação irá proteger a indústria siderúrgica dos Estados Unidos, que convive com uma concorrência "injusta". Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil, em 2017, o Brasil exportou aos Estados Unidos cerca de 4 milhões de toneladas de aço semi-acabado, contra 920 mil toneladas de aço.


O representante do Aço Brasil, que reúne as principais empresas do setor, argumenta ainda que a indústria siderúrgica brasileira é uma grande importadora do carvão dos Estados Unidos, essencial, juntamente com o minério de ferro, para a fabricação do aço. "Nós somos o maior importador de carvão mineral no formato de coque dos americanos. Em 2017, importamos 1 bilhão de dólares de carvão e exportamos 2,6 bilhões [de dólares] de aço. Ou seja, há uma complementariedade na nossa cadeia. Uma restrição levará uma redução da nossa importação de carvão", explica. 


Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão norte-americana de impor sobretaxas ao aço e alumínio é "injustificada, ilegal e prejudica o Brasil". "Se adotadas, as medidas vão afetar 3 bilhões de dólares em exportações brasileiras de ferro e aço e 144 milhões de dólares em exportações de alumínio. Isso equivale a uma massa salarial de quase 350 milhões de reais e impostos da ordem de 200 milhões", ressaltou a entidade, em nota.

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores
Indígenas acampam em Brasília e cobram direito à terra
Cidades invadem zonas de mar para contenção e áreas de lazer
Bolsa Família e de outros programas de transferência de renda impedem aumento da desigualdade


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL