Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 6 de março 2018



Placa Estação de Trens de Camaçari. Clique na Imagem para ampliar

Combustível  O trabalho do Ministério Público Estadual (MPE), ganhou apoio do sindicato dos servidores de Camaçari (Sindsec). Em nota enviada ao MPE, o presidente da entidade, Silval Cerquera, não fica apenas nas palmas para o promotor Everardo Yunes, autor da ação  que acusa a titular da Sedur, Juliana Paes, de participação em esquema de propina para facilitação de liberação de licenças em empreendimentos imobiliários no município. 


Combustível 2  O dirigente diz no seu documento datado de 1º de março, que a Coluna teve acesso, "que sempre teve ciência da existência, a partir de 2017, das exigências de 'propina', por parte dos  atuais integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Camaçari". No documento timbrado e assinado, Silval ainda informa ao MPE que "está em busca, em seus  arquivos, de documentos fundamentais para a comprovação dos fatos delituosos constantes nas  Ações Civis Públicas e  Ações Penais".


Combustível 3 Essa queda de braço entre o MPE, vereadores e a secretária Juliana não acabou com as decisões do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e do juiz da Vara Criminal de Camaçari, responsáveis pela não aceitação das ações apresentatadas pelo Ministério Público. Caso ainda vai render e deve bater no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.


Explosivo  Por falar em Sinval, o presidente do Sindsec anda em queda de braço com a oposição. Adversários questionam o processo de reeleição por mais 4 anos, realizado no último dia 2. Dizem que o edital convocando o pleito e  definindo prazo para inscrição de chapas feriu a lei. Processo pouco transparente a gestão do sindicato está sendo questionado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Através de inquérito civil aberto em setembro do ano passado.


Explosivo 2 Opositores lembram que eleição sequer apresentou legitimidade numérica. Apesar dos 600 servidores aptos para votar, chapa única encabeçada por Silval, que entra no seu 3º mandato consecutivo, somou apenas 38 votos.


Tração   Depois dos 12 meses de quase nenhuma ação efetiva, a secretaria de desenvolvimento social e cidadania (Sedes) parece que  se mantém na mesma rota de distanciamento das ações determinadas pelo Sistema Únicos da Assistência Social (Suas). Com dificuldade para entender as engrenagens e sensibilidades da pasta, como fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e até entre  os agentes da Sedes, habilidade que a antiga titular da pasta, Sinara Ellery, possuía, a nova secretária, a  ex-vereadora e gestora da Limpec, Janete Ferreira, sinaliza endurecimento nas relações. 


Tração 2 Transferências de equipes e até de unidades do Cras, como a de Arembepe que vai funcionar na Estrada da Cetrel, são sinais nada animadores. Provavelmente acostumada com os frios números da Limpec, que  não varre sequer 1 metros quadrado de rua, a doutora Janete fala em economia. Uma das suas metas, segundo apurou a Coluna, é cortar as refeições servidas a moradores em situação de rua.


Tração 3 A justificativa apresentada durante reunião com técnicos beira o que tem de mais reacionário. Para os novos gestores da Sedes, esse alimento, muitas vezes o único consumido diariamente por essas pessoas, vítimas da crise econômica e de outros problemas, serve de estímulo para que se acomodem, permaneçam nessa condição e não busquem novos caminhos.


Velocidade  A secretária de cultura de Camaçari (Secult), Márcia Tude, perde mais uma data simbólica para recuperar e transformar a antiga estação de trens em espaço de exposição e memória do município. Com projeto de resgate e requalificação prometidos desde o governo do antecessor, antiga parada dos famosos trens 'Pirulito' e 'Marta Rocha' completa 75 anos de inaugurada no próximo dia 16 de abril, como mostra a placa instalada no imovel. As imagens ao lado mostram o estado original e o atual do importante registro. 


Velocidade   2 Mesmo com custo inferior a R$ 500 mil já assegurados por recursos federais, uma micharia para contas públicas, recuperação e adaptação do 'marco zero' do município é mais um vagão no trem de desgaste do alcaide Elinaldo. 


Velocidade   3 Descuido com parte do que restou da memória do município é apenas uma composição num trem gerido por burocratas pouco hábeis e que só fazem crescer e sobrecarregar a locomotiva do prefeito. Com a responsabilidade de corrigir o descaso dos últimos gestores, novo governo segue com a mesma baixa velocidade dos antecessores. O antigo cinema e o imóvel que abrigou os poderes Executivo e Legislativo, também no coração da cidade, são outros exemplos dessa marcha lenta com as coisas da cultura. 


Velocidade   4 Ainda no mesmo trilho, a antiga estação de trens do histórico distrito de Parafuso, sequer tem projeto de recuperação e transformação em espaço multiuso para a comunidade.


Repescagem   Sem candidato e até sem eleitor, a cadeira de representante do 'Artes visuais e artesanato' no Conselho de Cultura de Camaçari (CMCC), deve ser preenchida em nova eleição. Outra vaga  que deveria paresentar intensa disputa pelos artistas, mas que sequer teve um ator para o papel de titular do segmento 'Teatro'.  


Repescagem 2  Novas eleições para preenchimento das cadeiras titulares e dos suplentes de parte do colegiado devem acontecer em abril, depois da posse dos conselheiros para o biênio 2018/2019. Colegiado é formado por 21 conselheiros, sendo 9 eleitos pela comunidade, e outros 12 indicados pela prefeitura e entidades empresariais.


Repescagem 3 Resultado, com menos de 100 votos totais entre os 7 segmentos que conseguirar eleger representante, mostra que 'alguma' coisa está errada e precisa ser corrigida no CMCC. 


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite - joaoleite01@gmail.com (Editor)


6/3/2018

Mais Notícias

Taxa de desemprego sobe e país tem 8,5 milhões sem trabalho
Brasileiro está preocupado com a geração de empregos no país com liberação de importados
Maioria dos brasileiros não sente segurança nas ruas à noite
Colunistas Paulo Silva
Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL