Busca:

  Notícia
 
Cadeias brasileiras são inseguras com baixo número de agentes

As prisões brasileiras têm uma média de 7 presos por agente penitenciário, quando a média ideal para  garantir a segurança seria 1 agente para cada 5 reclusos. É o que mostra  o Monitor da Violência com base nos dados mais atualizados dos 26 estados e do Distrito Federal. O Brasil possiui  686 mil presos sob a custódia de 97 mil agentes em todo o país.


Na lista dios estados com mais problemas estão Pernambuco lidera com 20 presos por agente. O resultado  são 9 agentes mortos, 300 foram feitos reféns e 594 ficaram feridos nos últimos 5 anos. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 21 estados tiveram aumento no número de agentes prisionais no último ano. 


 Apenas 8 estados do país têm médias que se enquadram na recomendação. São eles: Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. Como é uma média estadual, isso não quer dizer que todas as prisões destes estados têm menos de  5 presos por agente, mas que, no geral, os estados estão dentro do recomendado.


No Tocantins, há uma média de 2,6 presos por agente – a menor do país. São 1.387 agentes para 3.595 presos. O governo informa ainda que há um processo de abertura de 1,2 mil vagas de agentes em 2018, o que deve melhorar ainda mais o índice.


São Paulo, que tem a maior população carcerária do país, com 225,9 mil presos, tem também o maior contingente de agentes, 30,8 mil. Apesar disso, a proporção de presos por agente está acima do recomendado: 7,3.


O Monitor da Violência é resultado de uma parceria do portal G1 com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Mais Notícias

Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes
Brasil deixa de arrecadar pelo menos R$ 453 bilhões com pirataria e produtos falsificados


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL