Busca:

  Notícia
 
Habeas corpus de Lula será julgado pelo plenário do Supremo


Lula foi condenado a 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva

O ministro Edson Fachin negou pedido de habeas corpus feito pelo ex-presidente Lula e decidiu enviar para apreciação do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Lula quer evitar uma eventual prisão em razão da condenação no caso do tríplex de Guarujá. A decisão de Fachin, relator da Lava Jato no STF deve, na prática, provocar a rediscussão pela corte da possibilidade das prisões após a condenação em segunda instância. Fachin negou  na sexta-feira (9) a solicitação em caráter liminar para evitar a prisão, mas remeteu o mérito ao pleno.


A discussão pode provocar uma mudança na jurisprudência do STF sobre prisão após condenação em segunda instância.  A tendência é que os ministros acolham uma tese “alternativa”: de esperar o STJ (Superior Tribunal de Justiça), ou seja, a terceira instância, julgar o caso.


Lula foi condenado em janeiro por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em segunda instância, pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Ele já havia sido condenado pelo juiz Sergio Moro, do Paraná. 


No fim do mês, a defesa recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) com um pedido de habeas corpus preventivo para afastar a possibilidade de antecipação de cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão em regime fechado. No entanto, o pedido foi negado pelo vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins. A defesa recorreu contra essa decisão. O habeas corpus foi encaminhado ao ministro Fachin, que tem negado liberdade provisória a condenados na operação.

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL