Busca:

  Notícia
 
Inflação de janeiro é a mais baixa desde o Plano Real em 1994


A inflação oficial do país medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apresnetou queda em janeiro na comparação com dezembro. Índice subiu 0,29%, 0,15 ponto percentual abaixo do 0,44% de dezembro, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (8/2). Em janeiro de 2017, a taxa foi de 0,38%. Este foi o IPCA mais baixo para um mês de janeiro desde a criação do Plano Real, em 1994.


No acumulado em 12 meses, o índice foi para 2,86%, após o ano passado ser marcado pela inflação abaixo do piso da meta, em 2,95%, algo que não ocorria desde a criação do sistema de metas de inflação em 1999.


Quase todos os grupos analisados registraram alta em janeiro deste ano, com exceção de habitação (-0,85%) e vestuário (-0,98%).  A maior variação foi para o setor de transportes, que subiu 1,1% impulsionado, principalmente, pelos combustíveis, que variaram 2,58%. A gasolina, com alta de 2,44%, teve o maior impacto individual no índice do mês. O etanol subiu 3,55%.


Apesar disso, o segmento registrou desaceleração na taxa de crescimento dos preços de dezembro, quando subiu 1,23%. Isso se deu, principalmente, devido às passagens aéreas, que passaram de alta de 22,28% em dezembro para queda de 1,35% em janeiro deste ano.


O segmento de educação também teve alta, de 0,22%, devido à volta às aulas, o reajuste das matrículas e os gastos com material escolar.


O IPCA, calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e Brasília.

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL