Busca:

  Notícia
 
Ministério Público aciona Detran por contrato com irregular


A promotora Rita Tourinho questiona o processo de intermediação na contratação

O Ministério Público da Bahia (MPBA) abriu ação civil pública contra o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA), a Associação Bahiana das Clínicas de Trânsito (ABCTRAN) e a empresa Criar.  Segundo a promotora do MPBA, Rita Tourinho,  existe uma total falta de transparência na administração do órgão estadual.  O Ministério Público quer a anulação do contrato firmado entre a associação e a Criar. De acordo com a promotoria, o contrato deveria ter sido firmado diretamente pelo Detran sem intermédio da ABCTRAN.


A empresa é responsável por realizar o serviço de coleta e armazenamento de digitais para primeira concessão e também renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e de comparação biométrica com as digitais já existentes no Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A empresa contratada pela associação também é a responsável por dividir de forma “equitativa, imparcial e aleatória” o encaminhamento dos clientes para perícias médicas e psicológicas.


"Essa empresa caiu de paraquedas na associação há muito tempo com valores que ela estabelece e sem nenhum tipo de parâmetro, não existe planilha. Anualmente, ela pede majoração de preços, essa revisão não é um mero reajuste. Ela pede esse aumento, e a associação das clínicas pede ao Detran, que autoriza, majorando os valores pagos pelos usuários", disse a promotora. 


Ainda segundo levantamento do Ministério Público, somente em 2010, a empresa arrecadou, recolhendo digitais nas clínicas e no Detran, mais de R$ 1 milhão em Salvador, sem contar o que arrecada no interior. "Os usuários, hoje, pagam por serviços que não sabem o que estão pagando e o quanto estão pagando e o porquê daquele valor", apontou.

Mais Notícias

Rendimento médio mensal real das famílias mais ricas cresce mais que a das mais pobres
Novo software de IA aumenta poder global e fortuna de Zuckerberg
Cigarro eletrônico continua proibido no Brasil, diz Anvisa
Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL