Busca:

  Notícia
 
Maioria dos brasileiros reprova atuação dos deputados e senadores

Um em cada 6 brasileiros consideram ruim ou péssimo o desempenho dos atuais 513 deputados federais e 81 senadores.  A rejeição ao trabalho do Congresso Nacional atingiu o seu maior número na história recente, segundo esquisa do instituto Datafolha. Levantamento realizada nos dias 29 e 30 de novembro mostra que apenas 5% aprovam os trabalhos  dos deputados e senadores.


O levantamento foi feito pouco depois de um mês da votação da Câmara dos Deputados que barrou a tramitação da segunda denúncia criminal contra Michel Temer, presidente com alta impopularidade. Os números oscilaram dois pontos percentuais em relação à já reprovação recorde do Congresso apontada nos 2 últimos levantamentos do instituto, em dezembro de 2016 e abril de 2017 –58% de rejeição e 7% de aprovação–, ficando no limite da margem de erro.


A série de pesquisas do Datafolha sobre o desempenho dos congressistas, iniciada em 1993, permite dizer que a atual legislatura é, na média, a mais mal avaliada de que se tem registro. O índice de reprovação de 2015 até agora nunca ficou abaixo de 41%. Já a aprovação jamais foi maior do que 12%. Nas seis legislaturas anteriores os resultados também foram em geral negativos, mas nunca com indicadores tão ruins.


O momento que mais se aproximou ao atual ocorreu em 1993, último ano da hiperinflação e data do estouro do escândalo dos Anões do Orçamento, grupo de congressistas acusados de desviar recursos públicos para os próprios bolsos. No segundo semestre daquele ano, 56% da população rejeitava o trabalho dos parlamentares, segundo o instituto.


Nesses últimos 25 anos, a única vez em que o Datafolha apontou uma avaliação positiva dos congressistas numericamente superior à negativa foi em dezembro de 2003, primeiro ano da primeira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto (2003-2010).

Mais Notícias

Camaçarico 14 de dezembro 2017
Fanesc conquista título inédito no Campeonato Nacional de Bandas
PT reavalia candidatura Lula depois de decisão do TRF-4
Brasil tem a maior concentração de renda entre os mais ricos
Inscrição para concurso termina nesta sexta-feira
Ex-gerente da Transpetro é denunciado pela Procuradoria
Governo autoriza farmácias a oferecerem serviço de vacina
Comercio varejista brasileiro registra queda de 0,9% em outubro
Ex-executivo do Facebook diz que ferramenta rompe o tecido social


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL