Busca:

  Notícia
 
Camaçari é a 4ª cidade do país onde se mata mais jovens


Ranking das cidades Clique na imagem para ampliar

Ranking dos estados Clique para ampliar a imagem

Com 10,64 assassinatos de jovens com idades de 12 a 18 anos para cada 100 mil habitantes, Camaçari é a 4ª cidade mais  violenta do pais. É o que revela um levantamento feito pelo Unicef, braço das Nações Unidas para a infância, Secretaria dos Direitos Humanos,  Observatório das Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No Ranking das 20 cidades onde se matam mais jovens, a Bahia  aparece com 5 municípios. Itabuna é vice-campeã com 11,88 mortes por 100 mil habitantes. Vitória da Conquista aparece em 11º, Feira em 18º e Salvador no 19º.


Ainda segundo o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), cerca de  43 mil adolescentes devem ser vítimas de homicídio no Brasil até 2021. Caso  os atuais índices de violência sejam mantidos, a  média diária de mortes no pais será de 16 assassinados de jovens com idades de 12 a 18 anos. Homens,  mostram as estatísticas, têm 13,5 mais risco de serem vítimas do que as mulheres. O perigo para os jovens negros é 2,8 vezes maior na comparação com os brancos.


O levantamento feito pelo Unicef cruza dados oficiais e considera mortes de jovens por homicídio em 300 municípios com população acima de 100 mil habitantes. 


Em 2014, o IHA mostrava que, a cada 100 mil adolescentes que tinham 12 anos na época, 3,7 devem morrer vítimas de homicídio antes de completar 19 anos. De acordo com o relatório, o índice é elevado porque uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos a zero. 


O valor de 2014 é o maior da série desde o início do monitoramento, em 2005. O Nordeste apresentou os índices mais altos: há três anos, a região perdeu 6,5 adolescentes para cada grupo de cem mil pessoas, o dobro da tendência nacional.


Das 10 capitais mais violentas para adolescentes, o Nordeste concentra 7. A Bahia aparece em 4º lugar com 7,46 assassinatos por cada 100 mil habitantes. Fortaleza lidera o ranking de assassinatos com 10,94 adolescentes mortos de forma violenta para cada 100 mil, seguida de Maceió e João Pessoa. Com informações do jornal O Estado de São Paulo

Mais Notícias

Sábado é dia de ensaio da Turma do Samba no Feijão do Lindu
Marília Mendonça é a artista mais ouvida do Brasil
Quase metade dos nordestinos vive com apenas R$ 387,00 por mês
Fifa suspende Del Nero que perde a presidência da CBF
Camaçarico 14 de dezembro 2017
Fanesc conquista título inédito no Campeonato Nacional de Bandas
PT reavalia candidatura Lula depois de decisão do TRF-4
Brasil tem a maior concentração de renda entre os mais ricos
Inscrição para concurso termina nesta sexta-feira


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL