Busca:






Vital Sampaio


Lockdown ou Não



Essa pandemia vem mexendo com todos nós, sejamos ou não da área de saúde. Governantes agindo de formas diferentes e até opostas, pelo mundo afora, na tentativa de passar por ela deixando o menor prejuízo, tanto em vidas, como social e economicamente. Só o futuro dirá quem acertou ou errou, mais ou menos. Bom senso e determinação é o que parece mais lógico e várias cabeças procurando um equilíbrio permanente com ajustes sempre que necessários é o melhor remédio entre a Liberação Geral e o Lockdown.


Aqui em Camaçari, não deveria ser diferente. Na semana passada, comentei no Facebook de um amigo, que exerce um importante cargo na estrutura da prefeitura, que para existir credibilidade, e a população atender às determinações e pedidos da prefeitura de Camaçari, o prefeito deveria criar uma Comissão para planejar e administrar a pandemia do Coronavirus no município, e que essa Comissão deveria dar publicidade a todos os atos executados e a executar.


Para minha surpresa, poucos dias após, o prefeito divulgou a criação dessa Comissão. Me pergunto: Apresentou à sociedade, todos os membros? Colocou sanitaristas, membros do Conselho Municípial de Saúde, diretoria do HGC, entre outros? A partir da implantação, esse Conselho já se dirigiu à população?


Na sua entrevista coletiva que fez, com perguntas enviadas com muita antecedência, praticamente uma resposta para todas as perguntas: estamos estudando. Realmente, precisa estudar muito.


Não me solicitaram, mas, vai aqui algumas dicas: uma prefeitura com os recursos que dispõe, não teria condições de montar algumas barreiras sanitárias, nas entradas e em pontos estratégicos do município, constando de equipes de técnicos de enfermagem para  aferir temperaturas e em casos de temperaturas elevadas, realizar as testagens dessas pessoas? Colocar nessas barreiras, Túneis de Desinfecção com hipoclorito para as pessoas e de detergentes para os veículos (lava jatos)? Funcionários educando essas pessoas em conversas e distribuição de panfletos?


O Executivo junto com o Legislativo, não poderiam obrigar as grandes empresas (petroquímicas e automotivas, por exemplo), a fazer frequentemente a testagem de seus funcionários, encaminhando os dados para a vigilância epidemiologica, ampliando a quantidade de testes que a prefeitura deveria estar realizando em bem maior proporção?


Nossos Agentes Comunitários de Saúde, devidamente treinados para essa pandemia, não poderiam estar em suas áreas, munidos de questionário, termômetro e outros equipamentos realizando avaliações preliminares e encaminhando para os centros de triagem, os casos suspeitos? Não vou me alongar com outras propostas, para não ficar cansativo. Ainda dá tempo de consultar ao excelente quadro de funcionários da SESAU para ver outras alternativas e, com isso, controlar melhor essa pandemia no município e salvar muitos camacarienses.


Vital Sampaio vital.sampaio@hotmail.com é médico com especialização em Saúde Pública, Medicina do Trabalho e Administração Hospitalar ex Secretário de Saúde de Camaçari, Días D Ávila e Lauro de Freitas. Ex Diretor do Hospital Roberto Santos e Maternidade Albert Sabin.


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor


 
Últimas Publicações

Lockdown ou Não


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL