Busca:






Joelson Meira


Desarticulação



Prezado jornalista João Leite. Fiquei triste com a perda de 11 equipes do Programa Saúde da Família, noticiada na Coluna Camaçarico deste 4 de julho. Infelizmente o governo municipal de Camaçari , ao contrário de mais de duzentas cidades importantes do Brasil, extinguiu o cargo de Secretário Extraordinário de Articulação com a União , criado pelo Prefeito Caetano em 2007.  


Sem estrutura , sem orçamento , nunca descuidei de todas as demandas das Secretarias de Camaçari em Brasília , quando exerci essa tarefa , em tempo integral , abandonando a advocacia.


Apenas com o salário , com a estrutura de trabalho em minha casa , e o apoio de três dedicados  colegas aí no município, Tetê, Ramon e Beto, consegui  investimentos gigantescos da União para o município,  estribado em  30 anos de relacionamento e amizade na capital.


Poderiam ter escolhido uma pessoa do mesmo grupo político, do centro, da direita ou até da extrema direita. O importante era não deixar o município sem Articulação, vulnerável à ação  de lobistas. 


Faltou uma  visão mais larga ao atual gestor. Outros municípios do Brasil, até menores que Camaçari, mantêm em Brasília um escritório com uma equipe de 2 ou 3 pessoas para fazer esse trabalho nos Ministérios e auxiliar o Prefeito e os Secretários na capital federal, com um custo menor que a manutenção de alguns "fantasmas" na folha de pagamento. 


A presença constante, intensa, na Secretaria do Tesouro Nacional ajuda a garantir aos municípios a atualização das suas certidões para evitar a perda de convênios federais. 


Os regramentos entre os entes federados, estão cada  dia mais rigorosos e excludentes , com prejuízos incalculáveis aos munícipes,  caso os dirigentes públicos  não atendam as exigências em tempo hábil . 


Os gabinetes parlamentares não podem substituir o município . Ajudam passando informações e agilizando as audiências. Mas os técnicos dos Ministérios exigem a interlocução com representantes dos municípios, o que envolve a assinatura de atas e documentos, reuniões presenciais e atualização de dados e prazos. Municípios ausentes, vão ficando para trás.


É de se lamentar a perda de equipes de saúde , em Camaçari , já tão carente e, inexplicavelmente, diminuída na prestação do serviço à comunidade. 
Nesses assuntos , envolvendo saúde, educação, iluminação,  limpeza e manutenção das ruas e praças públicas, entre outros serviços públicos,  a eficiência não pode comportar ideologia . 
É a satisfação do serviço público com qualidade e fim de papo.


Joelson Meira joepinheiro@bol.com.br é advogado, ex-secretário de governo e de articulação com a União do município de Camaçari 


 
Últimas Publicações

Desarticulação


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL