Busca:






Cleiton Pereira


Os principais de Camaçari: Bira, Elinaldo, Luiza e Tude



A campanha eleitoral só começa oficialmente a partir de 5 de julho de 2014, mas em Camaçari a disputa para o pleito de deputado estadual  já esquentou o clima da cidade, muito antes do Tribunal Regional Eleitoral - TRE dar à largada. 


Não tem se falado em outra coisa na cidade, em que quatro concorrentes, pré-candidatos, disputam antecipadamente à abertura da campanha política para as eleições de 2014. Nessa corrida, existem figurantes e coadjuvantes, que podem concretizar o que parece estar "profetizado" para a abertura das urnas em 5 de outubro, ou então, gerar uma "zebra" com listra vermelhas.


Indiscutivelmente, quem largou na frente com ampla vantagem sobre os demais candidatos foi o pré-candidato e atual vereador de Camaçari o Sr. Elinaldo Araújo (DEMOCRATAS), cuja votação história nas eleições de 2012, obtendo mais de 5 mil votos para o número 25.123, com qual concorreu ao cargo de vereador, o transformou em pré-candidato predestinado à ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA a partir de 2015. O vereador Elinaldo transformou-se em uma espécie de "SÍMBOLO POPULAR" de humildade, coragem e capacidade para enfrentar o PT e suas lideranças, pautando suas ações nas denúncias contra à corrupção, esquemas fraudulentos e enriquecimento ilícito de pessoas ligadas governo petista em Camaçari. Demonstrando-se um potencial líder da oposição e altruísta com a população. Cujo gabinete e escritório político permanece cotidianamente repleto de pessoas, que buscam atendimento, esclarecimentos, para parabenizá-lo pelo trabalho na câmara e fornecer informações sobre irregularidades na prefeitura, em seus contratos e licitações. 


Saindo de cena o segundo colocado, que foi candidato derrotado nas eleições de 2012 para o cargo de prefeito, o sr. Maurício [Bacelar] de Tude (PTN), deu lugar ao terceiro, que é o seu padrinho político sr. Tude (de Maurício???), mesmo após ter declarado veementemente que seguiria firme em sua campanha até o fim. Entretanto, o mesmo alegou nos meios de comunicação, que o motivo para tal desistência foi um SUPOSTO acordo fechado com a majoritária da oposição, que irá concorrer ao governo do estado. Salutar, que tal informação não foi mencionada e nem confirmada pela majoritária. O problema foi que logo de cara o possível pré-candidato de Maurício (que agora não é mais de Tude - é o inverso?!?!) encontrou uma cratera a frente de sua candidatura, o já está prejudicando sua estratégia política, que foi a AUSÊNCIA DA FILIAÇÃO DO CARECA BARBUDO nos registros do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Esse registro é obrigatório para poder concorrer as eleições. Cabendo ao PTN lutar contra o tempo e todos, para tentar descascar esse abacaxi antes da convenção do partido e do limite para apresentação dos candidatos.


Na figuração política da cidade na disputa ao cargo de deputado estadual, se encontram dois atuais deputados, ambos do PT, que são os ex-vereadores sr. Bira Coroa e srª. Luiza Maia. Esses lutam contra a rejeição popular dos munícipes, que sentem além do "nojo" comum à população brasileira pelo PT, também a ausência de projetos e benefícios que estes dois poderiam ter feito por Camaçari e não fizeram enquanto deputados. Se por um lado Bira desapareceu da cidade enquanto deputado e, nas poucas aparições públicas não demonstrava proximidade com a população, em que sempre empunhava um celular no ouvido para evitar conversas com populares, por outro Luiza Maia, mesmo sendo esposa do ex-prefeito de Camaçari, mesmo sendo da legenda do governador da Bahia e da Presidente, se ocupou em carregar somente a bandeira contra "à baixaria" nos shows de pagode. Foram quatro anos escutando somente um projeto, que sequer teve eficácia prática para a população. Continuamos a ouvir nas rádios e Tv's as músicas que Luiza não gosta (agora...) e em shows particulares e públicos, sem que haja fiscalização eficiente e controle. Por isso, esses seguem como que quase certos de não se reelegerem.


Diante dessas circunstâncias, paira uma certa tranquilidade sobre a pré-candidatura de Elinaldo, que além da preferência popular natural, segue com o apoio de lideranças estaduais de destaque, como por exemplo o Prefeito de Salvador ACM NETO (DEMOCRATAS), o Prefeito de Feira de Santa José Ronaldo (DEMOCRATAS), o Deputado Estadual Paulo Azi (DEMOCRATAS - com quem fará uma "dobradinha" na RMS), dentre outros, que são reconhecidos por desempenharem bons mandatos políticos.


Essa preferência está sendo reforçada nos eventos do Movimento Camaçari de Verdade, que foi ampliado devido aos pedidos das comunidades, em que o grupo político de Elinaldo realiza discussões de interesse popular e ouve as reclamações da população. Esse movimento tem conquistado à simpatia da sociedade camaçariense, que está marcando presença e reafirmando a pré-candidatura de Elinaldo como a mais forte para 2014 e, indo mais longe, o escolhendo candidato para concorrer a eleição para prefeito de Camaçari em 2016.


Sabemos que um tropeço pode colocar aquele candidato mais atrás à frente do outro, e que um descuido pode significar a derrota. Porém, ao que tudo indica, essa eleição será a da vez do povo. Dessa vez, um nome novo pode representar muita coisa boa para Camaçari. Talvez a humildade e simplicidade de foge a muitos políticos, possa ser a marca da mudança na vida da cidade e do estado. É nisso que confiamos! É por isso que torcemos! 


Cleiton S. Pereira cleitonmpe@hotmail.com  é  especializando em Gestão de Transportes e Trânsito pela UFBA, diretor da Sociedade Educativa Águias do Trânsito e  ex-agente de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari - STT


 
Últimas Publicações

Mobilidade em Camaçari? Quando? Onde?
Falta de educação e mortes no trânsito: de quem é a culpa?
Reduzir para acalmar: O que melhora no Transporte Público Coletivo?
Prefeitura descumpre TAC do Transporte Público e insiste na mentira!
Arrecadação de multas é prioridade!?
Projetos, Verbas, promessas... ACM NETO e ADEMAR: Quem avança e quem parou!
Quem fiscaliza a STT?
STT sem 'competência' para multar!
Greve na STT e seus culpados
Funcionalismo público falido
Os principais de Camaçari: Bira, Elinaldo, Luiza e Tude
Cadê o asfalto de Camaçari, que hoje é só buraco e remendo?
Novos trilhos para Camaçari ser uma só
"Água e Óleo: DEM X PT"
O Partido Verde está 'desmatando' Camaçari
Seja bem-vindo, comandante
'Lei Seca' começa a valer em Camaçari...
O pior inimigo de Elinaldo
A Decadência Petista, também em Camaçari
O "protesto" na quinta-feira e o PT


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL