Busca:






Adelmo Borges


Revista de Semana



O inicio da última semana do mês de julho registrou, além da conclusão da pesquisa do acompanhamento eleitoral encomendado por setores do Partido dos Trabalhadores que aponta o aumento da aceitação popular do companheiro Ademar Delgado e oferece subsídios fundamentais para nortear os próximos passos de sua caminhada à sucessão municipal, esteve recheada por reações (favoráveis e não) de atores político da base aliada governista, em relação a um artigo que elaborei e publicado no site www.camacariagora.com.br. Nada que um conversa não possa dirimir as dúvidas.


As novas filiações apresentadas pelo Partido Verde, em solenidade festiva na Câmara de Vereadores, sem afetar a hegemonia do PT, estabelece uma nova correlação de forças entre os partidos da base aliada evidenciando a capacidade do governo em articular movimentos no sentido de manter sua autonomia e promover debates abertos e democráticos objetivando a manutenção de uma relação proveitosa e produtiva direcionada a convivência harmoniosa e sensata entre os partidos que, a partir de janeiro, deverão se dedicar a sucessão de Luiz Caetano.


Neste novo cenário a Comissão executiva do PT se reuniu para analisar a repercussão do evento do PV, o delineamento da nova conjuntura política municipal e promover a criação da Comissão de Organização Eleitoral (COE), recomendado pelo Diretório Municipal, visando aprofundar os estudos em andamento e estabelecer ações direcionadas a consolidar uma única candidatura a ser apresentada em convenção, assim como estabelecer metas e definir o perfil de suas candidaturas proporcionais. Os primeiros trabalhos, da Comissão, determinaram a data de 10 de agosto para que os pré-candidatos proporcionais se manifestem e um calendário de ações voltadas para o planejamento e ordenamento das novas iniciativas.


A Coordenação da Juventude realizou mais uma etapa do “Fala Jovem”, desta feita no Colégio Estadual de Monte Gordo, um encontro recheado de muita música, dança e a arte de representar, posteriormente abrindo espaço para apresentação de propostas e caloroso debates sobre assuntos que representam o anseio e a realidade da juventude da localidade. Outro evento programado pela JPT seria realizado na Praça Montenegro no sábado (30), que por motivos operacionais fora transferido para outra data a ser definida.


A coordenação das “Mulheres Petistas”, sob a régia da secretária de gênero, Soledade Caetano, se reuniu e estabeleceu um calendário de ações a ser desenvolvida no período de agosto de 2010 a setembro de 2012.


Outra importante contribuição foi o Prêmio Troféu Pélora Negra Benedita da Silva. A iniciativa do deputado estadual Bira Corôa premiou mulheres importantes de Camaçari, como Mãe Eulina (in memorian) e a liderança do quilombo de Cordoaria, Damázia de Santana, a Dona Roxa. O ato com a presença da ex-governadora, senadora e  atual deputada federal Benedita da Silva,  foi prestigiado pelo ator Antonio Pitanga, pela atriz Neuza Borges e dezenas de mulheres representantes dos movimentos sociais.


Tanto os setores da juventude como das mulheres de Camaçari são estratégicos para a organização petista no município.


A deputada Luiza Maia, mais uma vez balança os setores conservadores Assembléia Legislativa, com mais um projeto polêmico visando proteger as mulheres das músicas e dança que atinge a dignidade das mulheres. Luiza propõe que artistas que optam por manter sua agenda desse nível não sejam beneficiados com apresentações custeadas com recursos governamentais. Antes Luiza já tinha apresentado a proposta de “voto aberto” que não resistiu aos interesses corporativos da Casa.


O fato que causou surpresa no meio político nacional foi o racha da articulação de Esquerda. Parte da tendência interna do PT, em vários estados, se sentira preterida durante a realização do Congresso da corrente e resolveram pelo afastamento. Aguardam-se novas movimentações nos próximos dias.


A semana conclui-se com uma reunião dos apoiadores da pré-candidatura de Ademar Delgado para analisar o andamento e as ações realizadas até o momento e definir os novos encaminhamentos a se efetivar. Compareceram e contribuíram com o caloroso debate, vereadores, secretários municipais, dirigentes petistas, líderes e membros de correntes políticas, militantes petistas e simpatizantes. 


Adelmo Borges adelmobs@terra.com.br é vice-presidente do PT de Camaçari e membro do Movimento Alternativa Socialista


 
Últimas Publicações

Uma semana importante
Os caminhos da sucessão
Os passos da sucessão
Camaçari de 2020
Serin e o Orçamento Participativo
Camaçari nos últimos 10 anos
Um grande desafio
Camaçari Desenvolvimento Econômico/Social
Mais que uma festa popular
Perfil da juventude brasileira
Partidos e políticos de Camaçari
Revista de Semana
Tata Kambondo
PT um partido ideológico ou de massa?
Tempo de Afirmação, de Decisão
Fatos e Efeitos
Todo parto tem sua dor
Todo parto tem sua dor
O necessário exercício da democracia nas grandes decisões
Parabéns


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL