Busca:






Bianca Arouca


O container como espaço ideal



Bianca, o que você acha desse segmento de Prédios, Casas, Lojas e Escritório em Containers?
Mario, que pergunta MA-RA-VI-LHO-SA!!! Eu acho construções em containers incríveis demais!! Tanto que escrevi um e-book só sobre construção em containers, com base no projeto que criei “mais com menos”, onde uma casa container de 30m² com 2/4, banheiro, sala e cozinha integradas, toda decorada, com móveis e eletrodomésticos, fica por menos de cem mil reais, com entrega em todo Brasil, com prazo de até 3 meses de construção.


Nesse meu e-book, eu conto as vantagens de construir em container, alguns detalhes da construção, como o isolamento térmico que é feito com lã de vidro ou de pet, que é uma dúvida de muitas pessoas, já que um dos modelos de containers existentes é feito de aço e tende a absorver o calor emitido pelos raios solares. Mas, também existe o container reefer, que é o que transporta produtos congelados, geralmente perecíveis, e possui isolamento térmico. Daí, economiza na parte do isolamento térmico durante a construção.


O revestimento interno e divisão das paredes geralmente é feito com drywall, que é a estrutura de alumínio + placas de gesso. E em área molhadas com o banheiro, área de serviço e cozinha, pode colocar revestimentos de cerâmica e porcelanato em cima do drywall. Para áreas molhadas, existe o drywall específico, na cor verde, mais resistente a umidade. As instalações elétricas e hidráulicas são feitas da mesma forma que em qualquer outra construção, o material é o mesmo, a depender do projeto, e podem ser feitas em uma semana com uma boa equipe.


As construções em containers são sustentáveis por diversos motivos. Já começa pelo fato de estar reutilizando um material que foi descartado da sua função principal: o transporte marítimo. Os containers foram criados para transportar toneladas em navios marítimos, atravessando oceano, mas tem tempo de vida útil para isso, 10 anos. Depois, são descartados e assim reaproveitados para fazer a construção. Outro fator muito importante é que a construção com container não afeta muito o terreno a ser instalado, pois não precisa fazer fundações profundas, não afetando o lençol freático. Geralmente, os containers ficam suspensos do solo, pois o aço do container não pode ter contato com o solo para não causar ferrugens e corrosões.


No meu projeto, eu segui a triple bottom line, que é o tripé da sustentabilidade criado pelo sociólogo e consultor britânico, nos anos 90, John Elkington. Respeitando o planeta, as pessoas e o lucro. Sendo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.


A casa é construída por profissionais parceiros, em diversos estados brasileiros. Levada para o local através de caminhões, e ao chegar no local é feita as instalações elétricas e hidráulicas no terreno, mais as montagens dos móveis e instalação dos eletrodomésticos. Os materiais de acabamentos ficam a critério dos clientes.


Confira alguns benefícios que listo como principais de construir com containers:


1-Reutilização/reciclagem de material descartado no seu uso inicial (transportação marítima de produtos)


2-Impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático.


3-O projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático.


4- Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.


5-A economia feita na construção pode ser usada para outros investimentos como viagens, estudos, eventos.


6-Caso precise mudar de cidade, você pode pagar o frete e levar a casa com você, dispensando a compra ou aluguel de um novo imóvel.


7- Gasta pouco e tem conforto


8- Não terá estresses comuns em obras e reformas


9- Poupa gastos e desperdícios com cimento, bloco, areia, etc


10-Poupa gastos com mão de obra


11-As opção de 2/4 pode ter 1 dos quartos transformado em closet


12-Pode moldar a casa para Loft, com conceito aberto.


13-A casa de 2/4 pode ser habitada por até 5 pessoas. Sendo casal com 3 filhos.


A natureza agradece, o seu bolso e bem-estar também.


Para ter acesso ao meu e-book, acesse as minhas redes sociais que encontrará o link. Envie suas dúvidas!!


Bianca Arouca aroucainteriordesigner@gmail.com  #meajudabia no Instagram e Facebook é designer de interiores


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor


 
Últimas Publicações

A cadeira certa
Decoração sem complicação
Qual a iluminação certa
O container como espaço ideal
Cor na decoração
Plantas para casas com gatos
Sofá ou poltrona?


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL